A pintura refere-se de forma genérica à técnica de sobrepor pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe gradação, tons e texturas. No entanto, há discussões sobre essa definição de pintura. Com a variedade de conhecimentos entre desiguais meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se restringir à aplicação do "pigmento em forma líquida". Hoje em dia o conceito de pintura pode ser expandido para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a acepção tradicional de pintura não deve ser ignorada.

A pintura em tecido tecido surgiu originalmente na Indonésia. Era uma arte ilustre, que apenas as princesas e suas damas podiam praticar, pois apenas elas dispunham de tempo suficiente para trabalhar os tecidos (normalmente a seda) de forma tão particularizada e elaborada. As tintas que usavam eram removidas de plantas nativas e preparadas nas residências, cercadas do maior segredo.

No Brasil a arte da pintura em tecidos foi começada em Penedo na década de 1970, pela artista finlandesa Birgo que, apesar de ter permanecido pouco tempo em Penedo, nos deixou sua arte de pintar e imprimir tecidos com motivos tradicionais finlandeses. Diversas senhoris finlandesas tais como Eva, Helkka e Maarit, Maire, Impi e outras, prosseguiram o trabalho de pintura em tecidos iniciado por Birgo. Os motivos usados nas pintura são os desenhos clássicos finlandeses que eram usados nos bordados das roupas e tecidos anosos na Finlândia. Outra técnica de pintura em tecidos surgida em Penedo é o Batik de folhas, usando folhas verdadeiras dos jardins de Penedo, os primeiros trabalhos neste estilo foram produzidos por Eva Hildén. As pinturas artesanais finlandesas permanecem sendo executadas em Penedo, pelos finlandeses e seus descendentes e podem ser achadas em algumas lojas de artesanato.

pintura
pintura
pintura
Free Web Hosting